São as etapas fundamentais, que todos nós devemos ter, de cuidados para manter a pele do rosto saudável e com boa aparência.
São 3 passos básicos:
Mesmo as peles oleosas necessitam de hidratação. Não se deseja o excesso de óleo, mas sim, que a pele consiga reter água. Nestes casos, produtos oil- free, não comedogênicos, com textura leve, em gel- creme, sérum ou com fórmulas a base de água são recomendados.
3. Proteção solar: fundamental para evitar os cânceres de pele, o envelhecimento da pele, o aparecimento de manchas. O uso de protetor solar deve ser feito diariamente, mesmo em dias nublados e ainda que fique em ambientes fechados. Conforme recomendações da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o protetor deve ter o FPS de pelo menos 30, com proteção UVA, que deve ser de 1/3 do valor do FPS. Na embalagem, vai constar a sigla UVA dentro de um círculo.
Há muitos produtos no mercado, com diferentes características e veículos, apropriados para os diferentes tipos de pele, estilos de vida e preferências individuais.
Há protetores solares com tonalizante ou com “cor de base”, que aumentam a proteção contra a luz visível, pela presença do pigmento óxido de ferro. Recurso importante principalmente para pessoas que têm manchas na pele.
Lembrar que, além do uso do protetor solar, as medidas de proteção solar incluem o uso de óculos de sol, chapéu ou boné, roupas protetoras, procurar a sombra, evitar a exposição solar nos horários entre 10 e 16 horas.
É legal saber que as características da pele e necessidades de cada pessoa podem variar ao longo do tempo. Por exemplo, pessoas de pele normal podem ficar com a pele mais ressecada no inverno ou quando viajam para um local de clima muito seco, necessitando de um higienizador mais suave e de um hidratante mais encorpado. Por outro lado, a pele pode ficar mais oleosa, ao ir para uma praia, ou local de clima mais quente e úmido, precisando adaptar os cuidados. Uma outra situação, é uma pessoa de pele oleosa que vai ficando com a pele mais normal com o passar do tempo, ao chegar na vida adulta. Desta forma, os cuidados com a pele, os produtos escolhidos devem ser adaptados.
Por isso, é interessante consultar um dermatologista para as orientações específicas para você.
Estes são os cuidados básicos com a pele. Quando há alguma doença ou condição de pele para ser tratada, ou quando se deseja fazer um tratamento anti- envelhecimento da pele, estes cuidados podem ser modificados, outras etapas, produtos e medicamentos podem ser acrescentados nesta rotina, conforme a orientação do dermatologista.
Como recomendação final, seja sempre gentil com sua pele, tratando- a com cuidado e delicadeza!
Conhecer o nosso tipo de pele do rosto nos ajuda a cuidar melhor dela! Assim, podemos adotar os cuidados básicos específicos e escolher os produtos mais adequados para as nossas necessidades.
Pele Normal
Pele equilibrada, sem excesso de oleosidade ou de ressecamento. Tem uma textura macia ao toque, em geral, com poros pouco visíveis.
Pele Seca
Tem aspecto mais opaco, com pouca luminosidade. Pode ser áspera ao toque, as linhas podem ser mais aparentes, mais propensa à descamação ou vermelhidão. Pode dar uma sensação de repuxamento após a limpeza.
Pele Oleosa
Este tipo de pele tem aspecto mais brilhante e espesso, pela produção aumentada de sebo. Apresenta os poros mais dilatados e é mais propensa ao aparecimento de cravos e espinhas.
Pele Mista
É o tipo mais comum no Brasil. Apresenta maior oleosidade e poros dilatados na chamada “zona T” (testa, nariz e queixo). Nas demais áreas, ao redor dos olhos e bochechas, a pele pode ser normal ou seca.
Pele Sensível
Não é exatamente um tipo de pele, mas é uma condição muito comum. A pele é mais reativa, com maior tendência a apresentar pinicação, ardência, coceira ou vermelhidão. Exige maior atenção para a escolha dos produtos e cuidados adequados, para não levar a irritação.
O médico dermatologista pode ajudar a identificar o seu tipo de pele e orientar os cuidados mais adequados para você!
Para agendar consulta (Clique aqui).