As ruguinhas, linhas de expressão que aparecem ao redor dos olhos, são queixas bastante frequentes no consultório.
Aparecem por volta dos 30 anos, dependendo da constituição da pele e do estilo de vida de cada pessoa. Pessoas de pele clara, olhos claros, que se expõem um pouco mais ao sol, o que é comum no Brasil, são mais predispostas a apresentar essas linhas mais cedo.
Elas são formadas pela movimentação repetida dos músculos dessa região da face, somada às alterações da pele que vão ocorrendo com o passar do tempo.
Para suaviza- las, em primeiro lugar, as medidas de proteção solar! Procurar a sombra, usar chapéu, óculos de sol e aplicar protetor solar regularmente. Uso do tratamento tópico específico, em casa, no dia a dia, também é importante.
– aplicação da toxina botulínica, que age como um relaxante muscular, reduzindo a contração excessiva dos músculos.
– uso de géis de ácido hialurônico injetáveis. Existem géis mais fluidos, para serem aplicados em uma área, melhorando a qualidade da pele, sua hidratação e reduzindo a rugosidade.
– uso de alguns tipos de laser, para ajudar no estímulo do colágeno e melhorar a textura da pele.
Os tratamentos são escolhidos pelo médico, dependendo das características de cada paciente, e podem ser inclusive combinados. As técnicas adequadas levam a resultados efetivos, com naturalidade.
Procure seu dermatologista para avaliação e orientação mais adequada para seu caso.