Câncer de pele
12 de outubro de 2019Colágeno
23 de abril de 2020Os homens estão se cuidando cada vez mais e procurando as clínicas dermatológicas para orientações de cuidados com a pele e cabelos, tratamentos de prevenção dos sinais do envelhecimento e outros procedimentos para manutenção da saúde e da beleza, por exemplo.
Quando nos cuidamos, melhoramos a nossa aparência, potencialmente nos sentimos melhor, aumentando nossa confiança e auto- estima, consequentemente, continuamos nos cuidando, gerando um ciclo virtuoso positivo em diferentes aspectos das nossas vidas.
Algumas queixas comuns apresentadas pelos homens são: queda de cabelos, rugas, manchas na pele, pele oleosa, sudorese excessiva nas axilas, sulcos nas pálpebras ou olheiras, perda do contorno do rosto, desejo de remover pelos de algumas áreas corporais, como costas ou pescoço, por exemplo.
Existem diferentes opções de tratamentos, dependendo das queixas, necessidades e preferências de cada paciente. Por isso, a avaliação médica especializada é fundamental para a orientação mais adequada para seu caso.
A pele do homem é igual a da mulher?
Os homens têm características físicas diferentes das mulheres, com particularidades que são levadas em consideração no planejamento dos tratamentos.
A testosterona é um hormônio que desempenha papel importante nas características sexuais secundárias do homem, contribuindo para a forma do crânio, distribuição de gordura corporal e características da pele.
Na face, a pele masculina tende a ser mais espessa, com maior densidade de folículos pilosos, maior produção de sebo, portanto, com mais oleosidade e poros mais dilatados do que as mulheres.
Os homens têm menor quantidade de gordura subcutânea e maior proporção de músculos do que as mulheres. Isso leva a movimentação dos músculos da mímica facial mais intensa, o que predispõe ao aparecimento das linhas de expressão, mais fortes e profundas.
Em geral, enquanto o rosto feminino é mais suave e oval, sobrancelhas mais arqueadas, maçãs do rosto proeminentes, lábios mais volumosos, o rosto masculino tem o formato mais quadrado, sobrancelhas mais retas, boca mais larga e lábios finos, ângulos mandibulares marcados, queixo mais proeminente.
Estas são particularidades fundamentais de serem levadas em consideração nos tratamentos estéticos faciais, para que obtenha resultados bonitos, naturais, que preservem a essência de cada indivíduo.
Como é o envelhecimento do rosto do homem?
O envelhecimento facial é um processo lento e progressivo, que ocorre nas diferentes estruturas que constituem a face: ossos, gordura, músculos e pele.
Existe o envelhecimento que é determinado por fatores genéticos, natural, que decorre do passar do tempo. Há também o papel dos fatores externo e do estilo de vida, como exposição solar crônica, tabagismo, por exemplo, que caracterizam o envelhecimento extrínseco. Existem estudos que mostram que os homens apresentam sinais de envelhecimento mais cedo do que as mulheres. Acredita- se que isso decorra de razões constitucionais, mas também com influência de fatores comportamentais, como menor proteção solar, maior índice de tabagismo.
A perda óssea modifica a estrutura do rosto, na maxila e mandíbula principalmente, diminuindo o alicerce em que as outras estruturas estão apoiadas, contribuindo para a perda do contorno do rosto e sinais de flacidez.
Há modificações na gordura facial, com perda em algumas áreas e “deslizamento” em outras, fazendo com que apareçam sulcos e depressões, como os sulcos embaixo as pálpebras, bolsas palpebrais, achatamento e sombra na região das bochechas, afinamento dos lábios.
A pele também fica mais fina, menos elástica, com aparecimento de manchas, linhas finas e flacidez.
Essas alterações podem ocorrer de maneira e ritmo variável de pessoa a pessoa.
Conhecendo essas modificações que ocorrem ao longo do tempo, podemos propor tratamentos preventivos, abordagens precoces e procedimentos de rejuvenescimento, com o objetivo realçar a beleza de cada um e de deixar a pessoa com boa aparência, ao longo do tempo, o “envelhecer bem”.
Preenchimentos faciais no homem: quando fazer?
Podemos utilizar os preenchimentos faciais quando queremos realçar alguma característica do rosto, valorizando a beleza do paciente, como por exemplo: aumentar o queixo, ressaltar os ângulos da mandíbula, entre outros. Essas aplicações podem deixar o rosto com características mais masculinas.
Também podem ser utilizados para corrigir sulcos e depressões, constitucionais ou que decorram do processo de envelhecimento.
Por exemplo, olheiras profundas, sulcos da região palpebral inferior, que podem deixar o rosto com aspecto de cansado, podem ser amenizados com preenchimentos.
Pode- se também indicar para restaurar volume da região das bochechas, quando há sombra ou achatamento da área, dando uma aparência emagrecida. Essa correção deixa o rosto com o aspecto de mais saúde. Também se pode restaurar o volume do queixo e da mandíbula, melhorando os contornos e proporções faciais.
Como são os procedimentos de preenchimentos faciais?
Os procedimentos de preenchimento facial são aqueles que colocamos substâncias no rosto que “vão ocupar um espaço” ou seja, para corrigir sulcos, levantar depressões, restaurar o volume que foi perdido com o tempo, melhorar a estrutura do rosto.
Existem diferentes materiais de preenchimento, sendo o mais usado o de ácido hialurônico, um gel muito biocompatível, com ótimo perfil de segurança, porque é semelhante ao ácido hialurônico existente naturalmente no nosso organismo. Tem efeito temporário, sendo reabsorvido com o tempo, pelo nosso próprio corpo.
A duração dos efeitos é variável, de acordo com a área de aplicação e metabolismo de cada paciente, em geral, durando em média 6 meses, podendo chegar até 18 meses em alguns locais.
São procedimentos realizados nos consultórios ou clínicas, em qualquer época do ano e não atrapalham o dia a dia.
Como é um procedimento injetável, pode haver desconforto local, em geral leve, além da possibilidade de ficar alguma vermelhidão ou pequeno hematoma, que melhoram em poucos dias.
Para evitar desconforto, podem ser utilizados cremes anestésicos, massageadores cutâneos, que aliviam a dor. Em geral, são procedimentos muito bem tolerados. É fundamental, antes de realizar qualquer procedimento, a consulta com o médico especialista para a recomendação de tratamento mais adequada. Serão analisadas as queixas, o que está incomodando, o histórico de cada pessoa, alergias, uso de medicações, avaliação facial, as indicações de tratamento, identificação de eventuais contraindicações e o planejamento terapêutico.