Cuidados básicos com a pele
29 de setembro de 2020Quando procurar um dermatologista?
21 de julho de 2022Muitas pessoas se incomodam em estar frequentemente com uma aparência de cansaço, sem estar efetivamente cansadas.
É frequente os pacientes associarem a aparência de cansaço à presença de olheiras: coloração escurecida nas pálpebras inferiores, embaixo dos olhos. Mas não são apenas as olheiras que podem contribuir para a aparência de cansaço! O posicionamento das sobrancelhas, que se estiver mais baixa, contribui para esta sensação e a flacidez da pele das pálpebras, são aspectos que podem estar envolvidos com o ar de cansaço. Por isso, a região dos olhos como um todo deve ser avaliada, para entender qual fator está presente ou é preponderante em cada pessoa. Somente a partir desta análise, o planejamento adequado do tratamento pode ser elaborado.
Neste artigo, vou falar sobre estes componentes, para que você possa conhecer e entender melhor este processo.
Olheiras
As olheiras são queixas bastante frequentes nas clínicas dermatológicas, causadas por um conjunto de fatores: constitucionais, por exemplo, pessoas de pele morena ou negra têm maior predisposição, hábitos de vida, como exposição solar frequente, privação de sono e tabagismo.
As olheiras podem ser de 4 tipos:
– Pigmentadas: olheiras amarronzadas, devido ao aumento do depósito de melanina na região, o que deixa a área mais hiperpigmentada em relação à pele de outras regiões do rosto. Tem um componente genético, sendo que a exposição ao sol e a fricção local ( por coceira, em quem tem rinite, por exemplo) podem piorar a condição.
– Vasculares: arroxeadas, em que vemos, por transparência, os vasinhos que estão por baixo da pele, por ela ter uma espessura muito fina neste local. A dilatação destes vasos, levando à olheiras, ocorre por diferentes motivos, como predisposição genética, alergias, noites mal dormidas.
– Profundas: constitucionalmente algumas pessoas têm esta região embaixo dos olhos mais funda. Para outras pessoas, esta área mais profunda pode aparecer à medida que envelhecemos, pela perda natural de volume de gordura no rosto.
– Mistas: combinação dos outros tipos de olheiras
O tratamento vai depender do tipo de olheira predominante. Podem ser usados cremes específicos no dia a dia, para reduzir a pigmentação da região ou para ajudar na hidratação , firmeza e estímulo de colágeno da pele, contribuindo para reduzir as olheiras e melhorar do aspecto da área. Muito importante manter a peledas pálpebras bem hidratada, porque há poucas glândulas sebáceas nesta região e , portanto, a pele já é mais seca. A pele mais seca fica mais opaca, podendo dar um aspecto de maior escurecimento.
Procedimentos médicos podem ser associados- como peelings clareadores, luz intensa pulsada ou laser, microagulhamento- para reduzir as olheiras pigmentadas ou vasculares. Em geral, programamos 4-5 sessões, sendo 1 sessão por mês.
As olheiras profundas podem ser tratadas com preenchimento de ácido hialurônico. O ácido hialurônico, ao ser injetado no local, ameniza o sulco na região, elevando a pele desta área, reduzindo a sombra e trazendo maior luminosidade. Os resultados podem ser vistos na hora, o que é muito interessante. Mas conforme o produto vai acomodando e se integrando na pele, o efeito fica ainda melhor em torno de 30 dias após a aplicação. Muitas vezes, pra corrigir as olheiras, o preenchedor de ácido hialurônico precisa ser colocado antes na região das bochechas, para restaurar o volume que foi perdido ao longo do tempo e que levou à formação das áreas de sombra, pelo “escorregamento” das pálpebras. Desta forma, fazendo um pilar de sustentação para a região dos olhos.
Posicionamento das sobrancelhas
É muito importante dizer, que cada pessoa tem um formato de sobrancelha, próprio e único, que combina com as outras características faciais, traz personalidade e identidade. Então, não estamos falando de um tipo específico que deve ser buscado, mas de como valorizar a beleza dentro das características de cada pessoa. Com o passar do tempo, pelas alterações faciais que ocorrem progressivamente, de afinamento da pele, contração muscular excessiva, perda de volume dos coxins de gordura, e alterações ósseas, as sobrancelhas podem ficar mais horizontais, mais retificadas e podem ficar mais baixas, dando um aspecto mais “pesado” para as pálpebras superiores. Alguns pacientes, constitucionalmente tem a porção lateral da cauda da sobrancelha, mais baixa. Podemos favorecer a elevação das sobrancelhas, aumentar o arqueamento da sua porção lateral, o que promove um aspecto do olhar mais aberto, mais jovial.
Podemos fazer isso através de aplicação de toxina botulínica nos músculos das laterais dos olhos, para melhorar o balanço de forças musculares e favorecer os músculos elevadores. Podemos também, para determinadas situações, usar preenchedores de ácido hialurônico na cauda da sobrancelha e na região das têmporas, o que contribui para o levantamento das sobrancelhas. Outras alternativas são o ultrassom microfocado e os fios.
Flacidez das pálpebras
Esta é uma área em que a pele é muito fina e propensa a sofrer com flacidez.
Quanto antes se puder tratar, de maneira precoce, preventiva, melhor. É um processo de cuidado, de tratamento, ao longo do tempo, para que a pele atinja e mantenha a sua melhor condição.
Podem ser usados ultrassom microfocado, lasers fracionados, microagulhamento, para auxiliar na melhora da firmeza da pele. Estes procedimentos podem inclusive serem associados e combinados dentro do plano de tratamento. Assim, com mecanismo de ação diferentes, vão potencializar o cuidado com a região.
Quando há uma flacidez mais importante, com excesso de pele, o tratamento cirúrgico pode ser o mais adequado para uma melhora mais efetiva.
Então, quando o paciente está querendo melhorar estes aspectos, a abordagem estética é avaliada pelo médico especialista e discutida com o paciente, para entender as necessidades e preferências, discutir as expectativas e planejar da maneira mais adequada para cada pessoa.
Se você está incomodado com esta sensação, de ter um aspecto de cansado, mesmo quando está descansado e disposto, é fundamental a avaliação do seu médico especialista de confiança, para fazer o diagnóstico adequado e desenhar o plano de tratamento mais adequado para você!