Colágeno
23 de abril de 2020Quer ter a pele com aquele glow?
19 de maio de 2020Preenchimentos de ácido hialurônico: o que é importante saber?
Os preenchimentos são procedimentos médicos com a finalidade de restaurar o volume facial que se perde ao longo do tempo, melhorar sulcos ou vincos ( como o “bigode chinês” ), realçar uma determinada área, como as maçãs do rosto ou lábios, definir o contorno do rosto, o queixo ou a mandíbula, por exemplo.
O ácido hialurônico é a substância de preenchimento mais utilizada, pelo seu ótimo perfil de segurança e eficácia.
O que é o ácido hialurônico?
É um glicosaminoglicano, um tipo de polissacarídeo presente no nosso corpo, em grandes quantidades na pele, também nas articulações e nos olhos.
Para ser utilizado como preenchedor, ele é sintetizado em laboratório, praticamente idêntico ao natural. É necessária uma modificação para que ele tenha mais longa duração no organismo do que a substância natural, que é degradada em 1 a 2 dias.
O organismo tem a capacidade de degradar o produto, o que confere alto grau de segurança e biocompatibilidade.
Existem diferentes géis de acido hialurônico disponíveis para uso, com tecnologias e características distintas, adequados para as particularidades de cada paciente.
► Quais cuidados se deve ter antes do tratamento?
Na consulta médica será avaliada a indicação para o tratamento, se há alguma contraindicação, como infecção ou doença autoimune descompensada, se existe história de aplicação de algum preenchedor permanente anteriormente, uso de medicações, entre outras coisas. Nesta etapa será explicado sobre o procedimento, seus resultados e possíveis eventos adversos.
► Como é o pós- procedimento?
Costuma ser tranquilo, podendo- se voltar às atividades habituais logo após o tratamento. Inchaço, dor, hematomas podem ocorrer e regridem em poucos dias. Importante a proteção solar nesta fase, para evitar manchas na pele.
PREENCHIMENTO DOS LÁBIOS
Realçar os lábios, deixando-os mais atraentes, em harmonia com os traços do rosto, valorizando a beleza de cada pessoa. Esses devem ser os objetivos do tratamento dessa região tão importante para nossa aparência e autoestima.
É possível, com os preenchimentos de ácido hialurônico, corrigir assimetrias, dar volume, definir o contorno dos lábios. Com uma avaliação facial minuciosa, levando em consideração proporções do rosto, identificando o que cada pessoa precisa e utilizando uma boa técnica, é possível obter resultados muito bonitos e com naturalidade!
Pode ocorrer inchaço na região, que melhora em cerca de 2 dias. Manchas arroxeadas (equimoses) também podem aparecer, amenizando em poucos dias.
Já se nota o efeito imediatamente, mas os resultados efetivos são vistos em cerca de 2 ou 3 semanas, com a redução do edema e acomodação do produto na pele.
A duração do tratamento é de 6 meses a um ano, dependendo de fatores individuais.
O procedimento não deve ser realizado quando houver infecções ativas, doenças autoimunes descompensadas, o que será avaliado na consulta com seu médico especialista, além de outras questões que são importantes verificar e orientar antes da realização do tratamento.
“BIGODE CHINÊS”
Tratamento para os sulcos nasolabiais
O termo pode soar incomum para algumas pessoas, mas sulco nasolabial é o nome técnico do famoso “bigode chinês”.
São as duas linhas que descem do canto do nariz ao canto da boca, uma de cada lado.
Os sulcos mais aparentes ou acentuados podem incomodar os pacientes, sendo uma das queixas estéticas mais comuns nos nossos consultórios.
A maioria das pessoas já sabe que é possível tratar essa região com preenchimento de ácido hialurônico, levando a suavização do sulco de forma rápida e efetiva.
O que muita gente não sabe, é que muitas vezes é necessário abordar outras regiões da face para levar a uma melhora sustentada dos sulcos nasolabiais. Isso porque eles são formados pela perda de volume da face, às custas de perda de gordura e também de alterações ósseas, que ocorrem no envelhecimento, principalmente na região das maçãs do rosto. Além do componente de flacidez da pele e movimentação muscular repetida.
Por isso, é importante avaliar o rosto como um todo e a identificar a necessidade de restauração de volume da região malar (maçãs do rosto) com preenchimentos. Por vezes, tratando essa área já ocorre melhora dos sulcos nasolabiais.
Outras opções de tratamento, que podem ser usadas em combinação são tecnologias de luz e laser, radiofrequência, ultrassom microfocado. Além dos tratamentos do dia a dia, prescritos pelo dermatologista. Se isso incomoda você, converse com seu médico especialista para a recomendação mais adequada para seu caso.