Aparência de cansaço
18 de fevereiro de 2021Bioestimulador Colágeno
11 de agosto de 2022Antes de esclarecer quando é o momento de procurar um dermatologista, que é o objetivo desse artigo, é importante entender mais sobre a especialidade Dermatologia.
O que é a Dermatologia?
A Dermatologia é uma especialidade médica, que se concentra no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e condições relacionadas à pele, pelos, mucosas, cabelos e unhas. Como sua área de conhecimento, abrange também a cosmiatria, o estudo e cuidado médico da beleza humana. É uma especialidade médica que além da clínica, atua em procedimentos cirúrgicos, oncológicos e estéticos.
Quem é o dermatologista?
É o médico especialista no diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças da pele, pelos, cabelos e unhas. Além disso, pode orientar sobre os cuidados gerais e abordar questões estéticas, para manutenção da saúde e beleza da pele.
Algumas doenças que os dermatologistas tratam são a acne, alergias, dermatites, queda de cabelos, câncer de pele, psoríase, doenças infecciosas, como micoses, impetigos, hanseníase. Apenas alguns exemplos, dentre mais de 3000 condições e doenças da pele, cabelos e unhas.
O dermatologista, ou o médico especializado em Dermatologia, tem uma formação ampla e diversificada. Além dos anos de graduação em Medicina, ele cursa um período de residência ou especialização na área com aprovação em Exame de Título de Especialista em Dermatologia da Associação Médica Brasileira (AMB) com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Além disso, somente os médicos que concluíram a residência médica e os que foram aprovados no exame de título de especialista podem solicitar o Registro de Qualificação de Especialista (RQE). Trata-se de um registro que comprova que ele se especializou em determinado assunto. Com o registro poderá identificar-se como um médico especialista na área.
Afinal, quando procurar um dermatologista?
A pele é o maior órgão do corpo humano, e que está em contato com o ambiente, com o mundo externo. Ela reveste nosso corpo, e nos protege contra agressões externas. É uma barreira de proteção contra microorganismos, fungos, bactérias, substâncias químicas, fatores físicos e ambientais, como o sol.
Dessa forma, fica claro que a pele merece ser cuidada com carinho e atenção.
Quando tiver algum problema de pele
O dermatologista é o médico especialista em pele, cabelos, unhas e mucosas.
Acne, dermatites ou eczemas, queda de cabelos,, coceiras, psoríase, pintas ou nevos, manchas da pele, câncer de pele, são alguns dos exemplos das mais de 3000 condições que podem afetar a pele e seus anexos.
Manchas na pele
As manchas na pele podem ter diferentes origens. Podem surgir quando há um aumento da pigmentação de uma determinada região, as manchas mais escuras do que a cor da pele normal ( hipercrômicas). Por outro lado, podem ser causadas pela perda da pigmentação de uma determinada área da pele, ficando mais claras do que a cor da pele normal ( hipocrômicas ou acrômicas). Como podem ter diferentes causas, é fundamental procurar um/uma dermatologista para avaliação.
O melasma, por exemplo, é uma condição dermatológica muito frequente, especialmente em mulheres, caracterizado por manchas mais escuras, pelo aumento da deposição de melanina em determinadas áreas da face, podendo ocorrer no colo e antebraços. Tem relação com a exposição solar.
Fundamental a proteção solar rigorosa, uso de tratamentos tópicos, orais, podendo ser associados a procedimentos como peeling e tecnologias.
Acne
A acne é uma das principais queixas dos consultórios dermatológicos. Tem origem num processo complexo, que envolve vários fatores como o aumento da atividade das glandulas sebaceas, excesso de queratinizacao dos foliculos dos pelos ( entupimento), inflamação, e proliferação de uma bactéria específica. Tem diferentes apresentações clínicas e gravidade, de acordo com as suas características, è crônica, ou seja, tem longa duração, e pode resultar em marcas e cicatrizes. É por isso que requer a criteriosa avaliação de um dermatologista para o diagnóstico, orientação e definir as melhores opções de tratamento, tanto com objetivo de melhorar as lesões de acne, cravos e espinhas, quanto para evitar o aparecimento de cicatrizes futuras.
Cicatrizes de acne
diferentes opções podem ser usadas para tratar as cicatrizes de acne, dependendo do tipo das cicatrizes: se são deprimidas, puntiformes, largas, hipertróficas ou elevadas.
Em geral, associar métodos diferentes de tratamento é necessário para atingir os resultados mais satisfatórios, além de várias sessões de tratamento.’
As opções incluem os cuidados e tratamentos do dia a dia, em casa, peelings, laser fracionado ablativo, laser fracionado não ablativo, abordagens cirúrgicas.
Para orientações e cuidados com a beleza da pele
- Pele com aparência saudável e bonita
Orientações para o skincare, como foco na prevenção do envelhecimento precoce, e na manutenção da vitalidade da pele, que podem começar desde cedo, por volta dos 20 anos de idade, e continuar para a vida toda!
Fundamental mencionar os importantes cuidados com a alimentação, ingesta adequada de água, procurar ter um estilo de vida mais saudável, incluindo a prática de atividades físicas, evitando a exposição solar exagerada e desprotegida, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e não fumar.
Como já mencionado, procurar um dermatologista é um passo fundamental pois, para avaliar a sua pele, e recomendar quais cuidados devem se tornar hábitos diários, quais as opções de tratamentos e procedimentos para valorizar sua beleza e gerenciar o envelhecimento, específicos para suas necessidades. Afinal, para cada tipo de pele e suas condições há produtos e técnicas particulares.
Como um exemplo de método usado no gerenciamento do envelhecimento, podem ser citados os bioestimuladores de colágeno. Essas são substâncias injetáveis, promovem uma reação inflamatória controlada, capaz de estimular a produção de colágeno pelo nosso corpo, na área aplicada. O colágeno por sua vez, é o responsável pela firmeza e sustentação da pele, o que torna os bioestimuladores de colágeno muito interessantes no tratamento da flacidez.
Flacidez facial e corporal
Flacidez facial e corporal são causas frequentes de incômodo estético, que levam os pacientes a procurarem ajuda do dermatologista.
Como já foi dito anteriormente, o colágeno tem papel fundamental na sustentação e firmeza da pele, e estimulá-lo é o principal objetivo do tratamento com os bioestimuladores de colágeno injetáveis.
A depender de cada caso, o dermatologista pode, por exemplo, utilizar uma tecnologia de ultrassom microfocado ou macrofocado. Podem inclusive ser utilizados em combinaçao, no plano de tratamento estético, para potencializar os resultados.
Linhas de expressão e rugas
Com o decorrer dos anos, é comum o surgimento de linhas de expressão e rugas. Embora parte do processo natural de envelhecimento, caso sejam motivo de incômodo, elas podem ser suavizadas e tratadas com a ajuda de um dermatologista.
É importante entender que elas surgem de modificações que ocorrem na estrutura do rosto, em suas diferentes camadas, ao longo do tempo. Cada pessoa tem sua constituição genética, com um ritmo de aparecimento de sinais do envelhecimento individual, que pode ser influenciado por fatores de estilo de vida, como alimentação, estresse, exposição solar e tabagismo.
Um procedimento que pode ser citado como exemplo, é o preenchimento facial. Neste tipo de tratamento, substâncias preenchedoras, como os geis de ácido hialurônico, são aplicadas no rosto, para realçar, estruturar determinadas áreas, melhorar os contorno, amenizar sulcos e suavizar, linhas. A toxina botulínica é um medicamento que relaxa a contraçao muscular excessiva, utilizada em regiões da testa, ao redor dos olhos, entre as sobrancelhas, para suavizar as linhas de expressão.
Cabelos e unhas são motivos para procurar um dermatologista
O dermatologista é o especialista que cuida dos cabelos e unhas, os chamados anexos cutâneos. Atente-se também às informações a esse respeito:
Queda de cabelo
A queda de cabelos é uma boa razão para procurar um dermatologista.
Pode ter várias causas, como alterações do ciclo capilar relacionadas a alterações hormonais, dietas restritivas, deficiências nutricionais, estresse físico como cirurgias ou infecções, estresse emocional, calvície, alterações e doenças do couro cabeludo, alopecias cicatriciais.
Por isso, é necessário a avaliação médica para identificar a origem da queda, fazer o diagnóstico e, a partir dele, propor a melhor forma de tratamento.
Unhas
As unhas protegem nossos dedos, nos auxiliam a pegar e manipular objetos, refletem nossa saúde interna, além de possuírem um papel estético. Por isso, é importante estarmos atentos, e procurar um dermatologista em caso de alterações.
Avaliação dermatológica uma vez ao ano, pelo menos.
Para verificar se há alguma lesão suspeita, que precise de diagnóstico e cuidado, como prevenção e detecção precoce do câncer de pele. Pessoas com maior risco, podem precisar de uma frequência maior, que será recomendada pelo dermatologista, como, por exemplo, as que já tiveram câncer de pele, que tem histórico familiar, de pele clara, que tiveram queimaduras solares, que tem multiplos nevos ou pintas.
A melhor opção é procurar um dermatologista
Todas as opções de tratamento aqui mencionadas são apenas exemplos que podem ser utilizados em determinada condição clínica. A escolha depende de cada paciente, de suas necessidades e preferências, por isso é fundamental a avaliação médica para a orientação mais adequada para cada pessoa.